Manifesto do Vetor Brasil em defesa da democracia e contra a violência política

e eleitoral

TOLERÂNCIA, PLURALIDADE E DIÁLOGO PARA TRANSFORMAR O BRASIL E OS GOVERNOS A PARTIR DA GESTÃO DAS PESSOAS NO

SETOR PÚBLICO


O Vetor Brasil, organização da sociedade civil dedicada a transformar governos a partir da gestão de profissionais que atuam no setor público, manifesta aqui o seu compromisso com a defesa da democracia, com os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e com o combate à escalada de violência política e eleitoral.


O contexto eleitoral deste ano abrange alguns riscos, como intolerância e hostilidades entre grupos antagônicos, retóricas de ameaças e tentativas de deslegitimar o sistema eleitoral, corroendo a capacidade de aceitação das diferenças que caracteriza uma sociedade livre e plural.


O Vetor Brasil acredita na democracia porque acredita nas pessoas e nos governos – e trabalha pelo fortalecimento da democracia e para melhorar a ação dos governos por meio da gestão de pessoas no setor público. A inspiração aqui é constitucional: a vigência do Estado Democrático de Direito requer governos representativos, instituições respeitadas e eficientes, poderes independentes e harmônicos entre si, eleições livres, pacíficas e seguras.

Um serviço público fortalecido e eficiente é condição para uma democracia madura, afinal é o serviço público o responsável por implementar a agenda de políticos eleitos. Sem um serviço público efetivo, políticos eleitos não conseguem cumprir seus planos e suas ideias, gerando desconfiança na população com a própria democracia.


A democracia importa porque assegura respeito aos direitos humanos fundamentais previstos na Constituição. Porque garante a cidadãs e cidadãos votar livremente.


O Brasil precisa de lideranças e profissionais comprometidos com a entrega dos melhores serviços à sociedade, no mesmo compasso da busca de soluções negociadas e pactuadas entre diferentes orientações ideológicas.


Defender a democracia é defender as pessoas que podem transformar o Brasil para melhor, e a essa tarefa estão convocadas desde já todas as lideranças cívicas, políticas e cidadãs e cidadãos que, como nós, acreditam no país, na democracia e na sua gente.

Confira as diretrizes de comunicação do Vetor Brasil durante o período das eleições presidenciais e estaduais 2022

Baixar o Guia de Eleições 2022

O processo eleitoral é fundamental para o fortalecimento da democracia

Ler o artigo

Acompanhe mais conteúdos sobre o tema

Somos uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e suprapartidária, que identifica e desenvolve profissionais para aumentar a eficiência do setor público e reduzir as desigualdades sociais do país. As soluções para as maiores emergências sociais estão nos governos e para colocá-las em prática, é preciso de pessoas. Acreditamos que gente bem preparada em ação é a chave para um ciclo virtuoso de impacto social positivo dos governos.